BlogBlogs.Com.Br

sábado, 30 de agosto de 2008

Grandes Êxitos do "The Braganza Mothers I": "Blogosfera Futura"

Dedicado a António Fragoso, a S.A.R., D. Luís Filipe, perdido num regresso de Vila Viçosa, a Maddie McCann, ao Rui Pedro, a Mário de Sá-Carneiro, ao nosso César e a Césarion, aos amigos de Tzara, caídos nas trincheiras de 14/18, a Desnos, e a tantos outros...

Dia 19 de [Maio], cumpri[u-se um aniversário] desde a primeira proposta de Princípios para a Blogosfera Futura.

Ainda estão a tempo de os reler, e comentar.
Eu próprio, ao repassar por lá, como estas coisas internéticas sofrem das paixões da alma, de cedo começar, e cedo desaparecer, encontrei dois ou três sons maravilhosos, mas já numa envolvente precocemente envelhecida: há ali um pouco de Nefertiti e do Túmulo de Afonso Henriques, que a tarada-beijadora-de-camelos da Cultura não quer, de modo algum, que se abra -- suponho que, no meio da Calamidade Nacional, que estamos a viver, a pior coisa seria agora abrir o Túmulo do Fundador e descobrir que até os ossos lhe tinham empenhado, nalgum Banco Central Europeu, ou no Banco Mundial: quiçá o Sonho Profundo de Constâncio.
Primeiro Fragoso: Fragoso é daqueles que me faz chorar nos dias em que, como hoje, chove no final da Primavera. Felizmente, alguém lhe dedicou, aqui, uma página de homenagem: convém ouvir e passar, porque talvez ali estivesse, num misto de Rachmaninov e Debussy, o maior nome da Música Portuguesa do Séc. XX...
Depois, os Princípios da Blogosfera Futura: um afã de Leis, como uma definição da Liberdade e da Beleza, um vaso jónico de todos os conteúdos, um polir efémero de coisas delicadíssimas, que nunca precisassem de ser invocadas e estivessem sempre presentes, a graça de ver o ar de enfado de quem em nós procura "Carolina Salgado Nua", ou "As tetas de Serenela Andrade" e, quando muito, só encontra a Lola Chupa a pintar os beiços para a sua melancólica noite do trabalho.

Objectivamente, como seu redactor, irei ter de tomar a primeira decisão solitária, coisa que detesto, mas será benévola: o que procuramos é tao-só (?) a mais ampla e económica base de discussão do funcionamento, neste meio de expressão, de qualquer possível liberdade de expressão. Um dia, o próprio meio morrerá de caducidade, e aquele espantoso reirromper do Escrever e do Ler, que são o que de mais salvífico existe na Blogosfera, brotará, virginal e abrupto, como uma torrente de lava, por outras lancinantes portas e janelas. A partir de dia 19, uma coisa é segura: serei coadjuvado, e só pensei ainda num nome, o do "Zé Luís", tão-só porque não li todos os comentários, mas esse ímpeto -- à quoi, les mots?... -- já o senti, e chega.



Gravíssimos Princípios da Blogosfera Futura, obsoleta herança para os vindouros, e nós, cheios de graça, uma espécie de cintura de vespa, que rapidamente será despejada da Moda para o Museu, pernas cruzadas à Zsa-Zsa Gabor, Cristianos Ronaldos de 60 Anos, com todos os defeitos da Genética a sobressair nos restos da pele, de nós, por nós, sobre nós, apenas uma coisa é certa, não seremos quem os venha a escrever, mas não deixará de ser impressionante o inefável da busca dessa coisa que deveria dispensar Leis e, todavia, as pede, sem que leis se lhes chamasse, porque o que procuramos, no fundo, no fundo, é uma espécie de Verbo inaugural, uma palavra única, lapidar e de auricalco, quase monossilábica, que, uma vez enunciada -- é, agora, Borges... -- fosse imediatamente reconhecida como o Fio de Ariadne, a salvação e bancada de toda esta gigantesca e exuberante Blogosfera, que nos cerca.




Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas

1 commentaires:

Anónimo disse...

E há mais ... sem grande interesse mas 'apontante' ... http://umalulik.blogspot.com/2008/06/carta-aberta.html

Protesto Gráfico

Protesto Gráfico
Protesto Gráfico